Meditações Sobre o Livro de 1 Samuel (Leia 1 Samuel 31:1-13)

Imagem

 Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? (Marcos 8:36).
Enquanto os eventos do capítulo 30 estão acontecendo, começa a batalha entre Filístia e Israel. Logo a vantagem passa a ser dos filisteus, por terem um corpo de arqueiros e, assim, Israel, atingido à distancia, não tem condições de utilizar suas armas. Repentinamente tudo está perdido para Saul. E, em contraste com Davi no capítulo anterior (v. 6), nem Deus estava com ele. A única saída que Saul vê é tirar sua própria vida. Judas fez a mesma coisa. Mas Saul é como muitas outras pessoas cujo desespero leva ao suicídio, em vez de aos braços do Senhor. Esperando escapar da desonra aqui na terra, Saul apenas se precipitou no abismo da miséria eterna. Pobre homem! Ele tinha o reinado e tudo o que poderia desejar neste mundo. Contudo, que bem há para os que perdem a sua alma (Marcos 8:36)?

Diacono Sergio Christino

Anúncios

Um pensamento sobre “Meditações Sobre o Livro de 1 Samuel (Leia 1 Samuel 31:1-13)

  1. GLÓRIA A JESUS!, É MUITO BOM QUANDO MEDITAMOS NA PALAVRA DE DEUS NÉ? APDSJ…
    Mateus 25:1-13

    Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
    E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
    As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
    Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
    E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
    Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
    Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
    E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
    Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
    E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
    E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
    E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
    Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
    O cenário da parábola das dez virgens era típico de um casamento no Oriente Médio. Geralmente à noite, os convidados para a festa nupcial deveriam esperar pelo noivo junto à casa da noiva. Quando ele chegava, acompanhava a noiva e os convidados até sua casa, onde começava a festa. Se houvesse uma demora maior do que as expectativas, as lâmpadas poderiam ter ou não azeite suficiente para continuarem acesas. Imagine o caso de algumas moças tateando no escuro, com vestidos de festa, quando todos já estavam se afastando! Quando Cristo, sentado, contemplava o grupo que aguardava o esposo, contou aos discípulos a história das dez virgens, ilustrando, pela experiência delas, a da igreja que viveria justamente antes de Sua segunda vinda. Os dois grupos de vigias representam as duas classes que professam estar à espera de seu Senhor. São chamadas virgens porque professam fé pura.
    E este mesmo cenário nós temos presenciado nos dias de hoje, se olharmos a palavra do Senhor e lermos de Gênesis ao Apocalipse vamos entender que Deus só classifica duas personalidades, que é o fiel e o infiel pois com Ele não existe meio termo, mais ou menos enfim.
    Exemplos:
    Caim e Abel, Esaú e Jacó, Saul e Davi, Vasti e Ester, Ananias e Jeremias…
    Primeiro vem o que desagrada e logo em seguida o que agrada, primeiro veio Israel que foi infiel e agora a igreja que tem sido fiel; quando falamos de fidelidade, não queremos dizer, Os membros perfeitos!, não absolutamente porque todos esses fiéis tiveram suas fraquezas, pecados mas o Senhor não nos classifica como classificamos os outros.
    O que distingui o fiel dentre os outros, é que, ele não age segundo a carne e a letra, más sim segundo ao espírito, e há outra característica do fiel é que ele está sempre pronto para o momento profético, o erro de Israel foi não preparar o caminho do Senhor, eles foram eleitos, chamados mas não aceitaram ser preparado para anunciar a primeira vinda do Messias, Israel falhou!
    O Senhor proveu tudo para que Israel fosse um povo paradigmático, levantou reis, sacerdotes, profetas, revelou o culto, venceu as guerras, mas Israel não entendeu o momento profético.
    Jesus veio, porque Deus não falta com sua palavra, independente das nossas ações Ele continua perfeito, e nos trouxe boas novas de salvação e na sua morte estabelece a nova aliança que é Corpo e Sangue:
    “João 6:53 Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.”
    Esta é a doutrina fundamental da igreja que entendeu o momento profético, a igreja que não entendeu isso está morta, pois não tem vida nem em si mesma, como isto?
    Corpo: A igreja é corpo de Cristo, e no corpo todos os membros sabem o seus limites e suas funções, porém todos agem sincronizados sem que, nenhum se destaca dentre os outros.
    Sangue: È a vida do corpo, é o agente de união que liga todos os membros inclusive com o celebro que é governo de todo o corpo, o Senhor Jesus é o cabeça e o sangue é seu Espírito Santo, corpo sem sangue é religião onde o dinheiro, e a vaidade fala mais alto.
    Esta parábola nos aponta o período que vivemos hoje:
    Mas à meia-noite:
    João Batista diz que Jesus viria batizar não com água mas com o espírito e com fogo, João profetizou que a igreja sofreria esta escuridão mas o fogo do Espírito iria os iluminar, pois as trevas que está no mundo são características do mundo moderno, tais como: pedofilia, união ilícita, guerra civis, vícios sepultando famílias…
    Ouviu-se um clamor:
    Em Apc. 22:17 cumpre esta profecia onde o Espírito e a esposa proclama e diz Vem!
    Este é o grito da igreja que entende a sua posição e é levada pelo Espírito Santo, e tem dado ouvidos a sua vontade.
    Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro:
    Ninguém vai a um encontro de qualquer jeito ainda mais uma noiva indo se casar; o Senhor nos chamou do mundo, para este encontro, e nós temos todo este tempo para nos preparar para este momento tão especial; primeiro temos que sair da posição em que estamos a posição de comodismo e caminhar, um dos maiores problemas do homem religioso a apatia o que nós chamamos de salvação estática, salvo uma salvo para sempre, a doutrina equivocada de Calvino embora muitos até chamados protestantes crê neste engodo. Jesus disse que é o Pão e a Àgua da vida, perguntamos, Se bebe água ou come pão uma só vez na vida?
    E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
    Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós:
    Vemos que todas foram eleitas, todas foram chamadas, todas tinha candeia e todas candeias foram acesas, mas na hora do preparo, ou seja na caminhada acontece o inesperado, o óleo de um grupo chamado de loucas, acaba, e como a salvação é individual pereceram.
    Tem hoje religiões que por não ter o Espírito Santo entende que cinco são o mundo e cinco é a igreja, é um grande engano pois em Cantares de Salomão profetiza a respeito da noiva prudente e a louca:
    Cânticos 5:6-12
    “AS LOUCAS”
    Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado tinha se retirado, e tinha ido; a minha alma desfaleceu quando ele falou; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu.
    Acharam-me os guardas que rondavam pela cidade; espancaram-me, feriram-me, tiraram-me o manto os guardas dos muros.
    Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que, se achardes o meu amado, lhe digais que estou enferma de amor.
    “AS PRUDENTES”
    Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? Que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjuras?
    O meu amado é branco e rosado; ele é o primeiro entre dez mil.
    A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo.
    Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste.
    Não basta ser eleito, ser chamado tem o processo que só que dá é o Espírito Santo, portanto o mundo tá em trevas e permanecerá, muitos estão saindo de lá e vindo para ser preparado para as bodas, louvado seja o Senhor!
    E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta:
    Mateus 24:37
    E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
    Da mesma forma que a porta da arca foi fechada pelo Pai a porta da eternidade se fechará. As pessoas podem entender que o comprar do óleo é no dinheiro, as vezes por ter uma visão materializada, o que o Senhor nos ensina em toda a palavra é que o coração quebrantado que o agrada, é o louvor que é fruto do nosso livre arbítrio, e a vida deixada para que Ele a dirija, isto que nós temos de valor que para Ele, nada nessa terra vale tanto quanto a isto.
    Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir:
    É muito bom quando os detalhes da palavra do Senhor são revelados; porque Óleo?
    O óleo é impermeabilizante- ele é betume em nossa vida, o óleo é conservante- vemos muitas vezes o mundo, as heresias entrando nas igrejas por falta de betume, servos negando a fé falta de conservante, então o fogo apaga, óleo é alimento- quantos vivendo a letra, com fome da revelação da palavra, o óleo era usado para ungir- homens que se autointitulam apóstolos com apenas um diploma teológico, unção não se alcança na cadeira de uma universidade, depois de uma jornada no deserto os cabelo empoeirados usavam o óleo para endireitar os cabelos- o Espírito Santo alinha os nossos pensamentos e sonda as nossas mentes,etc…
    Para a igreja que o Espírito dirige, não precisa mesmo, saber o dia e a hora, pois ela conhece a profecia e se prepara vigiando e orando,LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR JESUS!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s